Projeto Trilhas

trilhas_3_site

O uso desordenado das áreas naturais leva rapidamente a uma situação de degradação ambiental, que via de regra leva a uma degradação sociocultural. Esses ciclos turísticos de invasão-sobreexploração-abandono vêm se repetindo sistematicamente em todo o litoral do estado de São Paulo, e existe uma grande demanda para propostas de uso sustentável dessa região como um todo, porém mais particularmente no que é relativo à visitação pública. 

Nesse sentido, um ponto fundamental é usar a área para conscientizar os usuários – turistas e moradores – da necessidade de se conservar o lugar e usá-lo de maneira sustentável. Trilhas de interpretação e sensibilização necessitam de técnica, ciência e arte para serem criadas, traçadas e trilhadas.

O município de Ilha Comprida/SP é palco de conflitos no uso de suas trilhas, visto que as áreas de dunas, protegidas pela legislação, são utilizadas para a prática de esportes (rallie) com motos ou carros tracionados, atividades que causam degradação ambiental relevante. Os possíveis impactos desse tipo de atividade em áreas de conservação tendem a ser maiores e mais graves do que o uso de bicicletas ou o trajeto a pé. O trânsito de veículos maiores e que alcançam grande velocidade podem causar atropelamento da fauna, destruição da vegetação e alteração do solo, além de causar acidentes com transeuntes que podem ser turistas ou moradores de todas as idades.

A busca por um pensamento responsável, que vise à consciência ambiental, é fatotrilhas_1_siter fundamental para a manutenção da qualidade de vida desta e das futuras gerações. A Educação Ambiental através da sensibilização nas trilhas pode ser o início da ampliação da percepção de que os atos da humanidade afetam diretamente o meio ambiente e a importância de sua preservação. Portanto, a mudança de alguns comportamentos simples, nascidos de uma nova relação com o espaço natural, torna possível a melhoria da qualidade ambiental e consequentemente da qualidade de vida.

Nestes termos, o objetivo principal do Projeto Trilhas é o de ordenar o uso de trilhas na cidade de Ilha Comprida/SP, delimitando as áreas que podem ser utilizadas pelas pessoas e protegendo as áreas destinadas à conservação ambiental. A ideia central é garantir que pessoas possam usar as trilhas de forma segura, seja para o trânsito de pessoas ou para a prática de atividades turísticas e esportivas, otimizando o contato dessas pessoas com a natureza. Através da regulação dessas atividades, podemos garantir também a conservação da natureza, das práticas de comunidades tradicionais e por fim, retroalimentar os usos das pessoas.

Patrocínio: 

logo ilha comprida