Projeto Cadeia Produtiva

A Mata Atlântica apresenta diversas espécies com potencial de uso para alimentação, fármacos e artesanatos (Kinupp & Lorenzi, 2014). No município da Ilha Comprida, a extração de algumas espécies já acontece e é fomentada pelo poder público local. A possibilidade de uso sustentável desses recursos se mostra promissora para a complementação de renda das famílias e também para a melhoria da segurança alimentar.

No entanto, para aproveitar este potencial é preciso entender a capacidade de extração destes recursos, e fortalecer a cadeia produtiva, buscando mercado justo, com foco na produção diferenciada de produtos extraídos de forma sustentável e beneficiados de forma justa e solidária.

compridadoaltoO objetivo geral deste projeto é promover o manejo sustentável e fomentar empreendimentos solidários de  Produtos Florestais Não Madeireiros  nativos com potencial alimentício e medicinal na Ilha Comprida.

Como objetivos específicos, pretendemos:

– Realizar levantamentos florísticos e fitossociológicos nas áreas de interesse, visando caracterização da vegetação, tendo como foco as espécies de interesse.

– Inventariar  estas espécies vegetais de interesse com vistas à proposição de parâmetros de uso sustentável no futuro.

– Propor parâmetros de uso sustentável da macela (Achyrocline satureioides) e da pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius), com base na estimativa de produtividade.

– Realizar estudos básicos de biologia e ecologia da baunilha nativa para fomentar o uso sustentável desta espécie no futuro.

campo_tibs– Identificar usos tradicionais de espécies nativas de potencial de uso na alimentação e comércio local.

– Contribuir para a formação dos coletores, construindo de forma prática e coletiva às propostas de extração e organização do comércio.

– Fortalecer a organização de coletores, com vistas a organizar o grupo produtivo para atender a demanda de extração, beneficiamento e comercialização.

– Contribuir para a valorização dos produtos da Mata Atlâncica, buscando a inserção destes junto ao mercado consumidor, bem como inserção no consumo familiar.

– Fomentar o ordenamento e manejo participativo das atividades extrativistas.

 

 

Patrocínio:

logo ilha comprida

 

 

 

 

Parceiros:

auá EmporioMataAtlantica