Estudo do Meio ETEC 5-7 de Maio de 2017

O complexo estuarino-lagunar de Cananéia localiza-se na Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe (APA-CIP), uma unidade de conservação que visa a compatibilizar as atividades humanas com o uso sustentável do ambiente. Está localizada no litoral Sul do Estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, que abriga a maior porção contínua e mais preservada de Mata Atlântica que ainda resta no Brasil.
A região tem como eixo as cidades históricas de Iguape e Cananéia, no Estado de São Paulo, e Guaraqueçaba, no Estado do Paraná, com importância e significado em escala mundial, tendo sido reconhecido pela Unesco (Órgão da ONU para a Educação, Ciência e Cultura) como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Isto se deve à sua relevância para a conservação do meio ambiente, o conhecimento científico e a preservação de valores humanos e do saber tradicional na busca de modelos de desenvolvimento sustentável, que atendam da melhor forma possível às necessidades atuais e futuras do ser humano em consonância com o ambiente e a diversidade biológica.
Desde 2000, a região integra a lista mundial de Sítios do Patrimônio Natural da Humanidade. Mais recentemente, discute-se sua inserção na Lista de Zonas Úmidas de Importância internacional (Convenção de Ramsar).

Programação

Sexta, 5 de Maio de 2017

7:00 – Saída de São Paulo (Centro).

12:00 – Chegada em Cananeia – Bairro Mandira, Almoço.

13:00 – Visita ao viveiro de ostras.

15:00 – Visita à cachoeira

Os horários podem mudar em função da maré.

18h:00 – Ida à Cananeia

20h:00 – Instalação na Pousada em Cananeia, Jantar.

Sábado, 6 de Maio de 2017
7:00 – Café da manhã

8:15 – Embarque para o Parque Estadual Ilha do Cardoso no Píer Municipal

9:00-12:00 – Visita aos ecossistemas terrestres: restinga de praia, restinga florestal, floresta de encosta; visita ao Sambaqui (sítio arqueológico); visita ao Museu do parque.

12:00-13:00 – Almoço (saladas, arroz, feijão, peixe frito, frango frito e opção vegetariana)

13:00-14:00 – Visita ao Manguezal

14:00 – Tarde livre na Praia

18:00 – Volta à Cananeia

20:00 – Janta em Cananeia.

Domingo, 7 de Maio de 2017
7:00 – café

8:00 – Visita ao Bairro Rio Branco

-Agrofloresta
-Criação de Abelhas Nativas

10:00 – Atividade de campo: regeneração em Mata Atlântica de Encosta

12:00-13:30 – Almoço tradicional: galinha caipira, peixe, saladas e acompanhamentos. Existem opções vegetarianas. Para outras especificidades alimentares, entre em contato que tentamos adequar

14:00 – Saída para São Paulo

O estudo do meio custa R$510. O transporte, hospedagem, alimentação e todas as atividades estão inclusas nesse preço. Você pode depositar o valor na conta do Instituto Biodiversidade Austral (Banco do Brasil (001) | AG 7049-1 | cc 7690-2 | CNPJ 16.863.756/0001-02) ou pagar diretamente para a Professora Luana. O BioAustral disponibilizar também a opção de pagar com cartão de credito. Essa opção é um pouco mais cara porque todas as taxas do cartão correm por sua conta, mas gostamos de oferecer essa alternativa porque o parcelamento em várias vezes é útil para algumas pessoas. Se essa for sua opção, clique no link abaixo. Você será direcionado para o site do pagseguro e ai, basta seguir os passos. Lembrando que você pode pagar esse valor em até 12x, mas as taxas da operadora do cartão são acrecidas ao valor das parcelas.





IMPORTANTE: Traga na sua mala repelente de insetos, protetor solar, chapéu, sapatos fechados e calças, medicamentos (por exemplo: dor de cabeça, alergia, febre), caderneta de campo e câmera fotográfica.