Avaliação do Risco de Extinção de Espécies e Conservação da Biodiversidade

Diante da “crise da biodiversidade”, muitas nações se organizaram para conter as elevadas taxas modernas de extinção de espécies. Nesse sentido, estratégias foram elaboradas e acordos internacionais foram assinados entre diversos países, inclusive o Brasil. As metas propõem o conhecimento do risco de extinção das espécies e o desenvolvimento de plano de ação para sua conservação. Assim, o objetivo de curso é apresentar os compromissos internacionais de conservação assumidos e os resultados alcançados pelo Brasil direcionados a conservação da flora.

Facilitadora: Raquel Negrão, Analista do Centro Nacional de Conservação da Flora, Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Carga horária: 27 horas

Programação: O curso será dividido em aulas teórico-práticas. A apresentação dos tópicos propostos será realizada em aulas expositivo-participativas sobre os processos ecológicos envolvidos em extinção de espécies, ameaças e ações humanas, histórico das políticas internacionais e nacionais de conservação, passo a passo das avaliações de risco de extinção e produção de listas vermelhas. A prática será realizada com participação ativa dos alunos, que buscarão dados em campo e nas bases de dados sobre espécies da flora endêmica da Ilha do Cardoso, ameaças incidentes e distribuição geográfica. Os alunos realizarão análises e avaliações de risco de extinção seguindo os critérios e categorias da IUCN, buscando suprir lacunas de informação.

Cronograma

Sexta feira, 04 de Setembro de 2015.cardoso_ipanema

18:00-21:00 – Recepção dos alunos, apresentações e desenvolvimento da primeira parte do curso

21:00 – Jantar

Sábado, 05 de Setembro de 2015

8:00-12:00 – Aula expositivo-participativa

– O processo de extinção e a diferença entre as taxas “de fundo” e “modernas”.

– Acordos, Estratégias, e Metas internacionais de conservação: Convenção da Diversidade Biológica (CDB), Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC) e Metas de Aichi.

12:00-13:00 – Almoço

13:00-18:00 – Aula expositivo-participativa

-Política de Conservação Brasileira: Portarias, Instrução Normativa e Instituições envolvidas.

-Red Listing: Processo de avaliação de risco de extinção de espécies IUCN, metodologia (seleção do recorte: espécies prioritárias) e fluxo de trabalho. Etapas e Material de apoio (Guias e Protocolos)

-Análise de Dados

-Validação de dados por especialista botânico

-Avaliação – Aplicação das categorias e critérios IUCN

-Comentários

Domingo, 06 de Setembro de 2015

8:00-13:00 – Aula Prática: Coleta de dados em Campo

13:00-14:00 – Almoço

14:30-18:30 – Aula Prática: Montagem do material coletado e análise de dados (Busca de base de dados na internet, SpeciesLink, Jabot, Referências bibliográficas, etc)

18:30-19:30 – Jantar

19:30-21:30 – Conclusão das análises

Segunda, 07 de Setembro de 2015

8:00-12:00 – Aula Prática – Avaliação de risco de extinção; Aplicação dos critérios e categorias IUCN; Redação das Justificativas; Estado de Conservação: Análises sobre o estado de conservação das espécies do recorte avaliado.

12:00-13:00 – Almoço

13:00-15:00 – Finalização: Resultados alcançados: Estado de conservação da Flora brasileira (Livros Vermelhos e Lista Oficial de Espécies Ameaçadas atualizada, Planos de ação e Áreas prioritárias para conservação)

cardosoHospedagem

O curso dá direito a hospedagem com café da manhã (3 pernoites), almoço (sábado, domingo e segunda) e jantar (sexta, sábado e domingo).

Vagas

O curso tem 12 vagas. Garanta logo a sua! Existe também um número mínimo de alunos. Se esse número não for atingido, o curso será remarcado, e você poderá optar por ter seu dinheiro de volta ou participar do curso na nova data.

Equipamento

As análises de dados deste curso requerem uso de computador. O Instituto BioAustral conta com 7 computadores. Portanto, se você tiver seu próprio laptop, sinta-se a vontade para trazê-lo.

Custos e inscrição

O curso custa R$565 e pode ser dividido em até 12x (ou R$500 se você pagar a vista). O BioAustral não tem fins lucrativos, e assim todo dinheiro arrecadado é usado para cobrir os custos do curso, com gastos operacionais e para pagar um valor justo para os ministrantes. Para se inscrever, clique em comprar agora. Você será direcionado para o pagina do Paypal onde poderá fazer seu pagamento em um ambiente seguro.

Dúvidas

Para maiores informações mande um email para talita@bioaustral.eco.br