Projeto Bom Abrigo: diagnóstico ambiental

Download PDF

O Projeto Bom Abrigo continua a todo vapor! Pesquisadores do BioAustral e da UNESP – Registro foram a campo para inventariar espécies de

plantas e peixes, além de realizarem o mapeamento da erosão mais importante da Ilha do Bom Abrigo. A caracterização ambiental da Ilha é importante para que possamos propor formas de uso sustentável de seus recursos turísticos. Segundo a avaliação dos pesquisadores, há indício de que a maior erosão existente na Ilha tenha sido agravada pelo uso desordenado da trilha do Farol, associado às características estruturais do solo e à declividade do terreno. Isso reforça a importância dos estudos para implantação de estruturas e ordenamento de uso das trilhas da Ilha do Bom Abrigo, considerando que se trata de uma área de relevante interesse ambiental e histórico.

A boa notícia é que as áreas erodidas apresentam potencial para regeneração. O levantamento das espécies de plantas mostrou que existem espécies fixadoras de solo, interessantes para serem usadas na contenção das erosões. Além disso, foram encontradas muitas espécies de árvores frutíferas, que contribuem consideravelmente para a regeneração natural, atraindo aves que se alimentam de seus frutos e com elas, sementes de outras frutíferas.

Para saber mais, visite a página do Projeto Bom Abrigo e curta nossa página no Facebook.

Erosão na Trilha do Farol

Erosão na Trilha do Farol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Bom Abrigo é patrocinado pelo Instituto Linha D’Água.

 

Posted in Novidades.